Saber-Literário

Diário Literário Online

Lições do velho tempo! Antonio Nunes de Souza*

Postado por Rilvan Batista de Santana 28/08/2015

Lições do velho tempo!

Embora muitas e muitas coisas de nossas vidas, aprendemos com o tempo, em alguns casos e para algumas pessoas, são encurtadas essas lições através da paciência em ouvir as experiências vividas por outros, inteligentes e qualificados, refreando as petulâncias em querer ter sempre razões e certezas das coisas, analisarmos, criteriosamente, todas as situações que surgem em nossas frentes e fazer as devidas ponderações!
Antonio Nunes de Souza*
Um dos comportamentos mais constantes entre as pessoas que, muitíssimas vezes, provoca perda de amigos queridos, é a discursão em todas as vertentes, indo do popular futebol até as mais importantes questões mundiais. Não existe dentro de cada um de nós o reconhecimento das nossas limitações, conhecimentos, pesquisas e leituras pertinentes sobre os assuntos, mas, somente por ouvir dizer ou ler e ver na TV e jornais uma opinião, que muitas vezes não é abalizada, ou até uma matéria encomendada e, partindo dessa informação, sinta-se um competente e seguro argumentador sobre o assunto em pauta!
Esse erro, acima citado, é o que mais nos deparamos com pessoas achando-se informadíssima, querendo nos convencer de fatos ou acontecimentos, citando minúcias e detalhes como se ela fosse íntima e convive no cotidiano com tais personalidades. Esses são intoleráveis e desagradáveis, pois, se você quiser fazer ou fizer uma observação contrária, estará sujeito a ouvir tolices maiores, levantamento de voz (que o maior sinal de falta de argumentos sólidos), chegando até a ousadia e desrespeito de qualifica-lo de burro. E, se você não for educado e reconheça a ignorância do interlocutor, em alguns casos as trocas de ofensas alcançam níveis onde nem as mães não são poupadas!
Felizmente, o tempo me ensinou que, quando deparar com sabichões teimosos, dizer apenas uma opinião sutil esclarecendo o fato. Mas, se o indivíduo voltar à carga dizendo ter toda razão, calar-me, policiando-me e passar a ser um mero ouvinte, deixando nosso amigo a vontade discursando, achando-se um grande conhecedor da matéria. Entrego mais um para ser aluno do tempo, fazendo que a conversa se torne um monólogo!
Portanto, nada melhor que procurar atalhos adequados e seguros, para você trilhar com bons resultados em seus projetos e planos, sem ter que pagar as caras aulas que a universidade do tempo lhe dará. Sigam a sabedoria e exemplos dos milenares filósofos orientais!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.