Saber-Literário

Diário Literário Online

uma Mulher Negra chamada Zulmira

Postado por Rilvan Batista de Santana 25/07/2015

Zul + Zumbi – vida e obra de uma Mulher Negra chamada Zulmira



zulmira


Zul + – A certeza do recomeçar faz de Zulmira Gomes Leite uma artista singular, intuitiva e com sensibilidade a flor da pele. Descobrindo técnicas e vivenciando a sua realidade de mulher negra, brasileira, mãe e teóloga, Zulmira – cuja assinatura artística Zul + – cria telas fortes, ligando o seu imaginário à realidade.por Rosangela Malachias via Guest Post para o Portal Geledés

Nascida em 3 de junho de 1937, filha de Maria Aparecida Gomes e de Benedito Evilásio Leite, Zulmirinha, como era chamada por sua mãe, Tida, desenvolve o gosto pelo desenho e passa a colecionar imagens, nem sempre compreensíveis para quem as via.
Aos 24 anos casa-se com Antonio Malachias e tem dois filhos. Com o tempo, Zulmira passa a acompanhá-los nas reuniões do Ativismo Negro e participa, em 1989, do nascimento da entidade Nação Cercab – Centro de Estudos e Resgate da Cultura Afro-brasileira, criada na cidade de São Paulo por jovens negros/as, amigos/as de seus dois filhos. As reuniões da Nação a fazem-na acordar para um fato: a sua “Consciência Negra e Política”. “Antes” – afirma Zul + – “eu ficava na praça dando milho aos pontos, como o verso da canção de Zé Geraldo”.
O novo despertar aos 58 anos de idade propicia a realização de um sonho de infância: – cursar uma universidade. Presta vestibular e ingressa na Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção. A sua crença em Jesus Cristo aliada à pesquisa sobre as múltiplas Energias dos Orixás, a aproximam cada vez mais da luta anti-racista e contra a intolerância em relação à cultura afrobrasileira. Seus quadros passam a retratar a sua consciência negra.
Apesar de desenhar desde a infância, somente em 1992, depois de aposentada, ela resolve iniciar sua carreira nas artes e ingressa como aluna no atelier de Stela Teodorov. Lá desenvolve o lado acadêmico, como forma estética de aprendizado e amadurecimento. Todavia, o seu estilo, único, surreal, contemporâneo, a destacou dentre os demais estudantes. Faz a sua primeira exposição individual neste mesmo ano, a convite do Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro do município de São Paulo tendo como tema os Orixás.
Cada tela criada por Zul + descreve uma história nem sempre compreensível no momento imediato, mas com significação marcante, tal qual os traços e cores empregados. Zulmira pinta de acordo com sua imaginação o avesso, o interior das coisas, embaixo da terra, o fundo do mar e almeja mais, ela quer pintar o inatingível.

PROJETO ZUL+ ZUMBI
Depois de algumas tentativas para conseguir catalogar o seu acervo, Zulmira Gomes Leite foi contemplada em 2014 com o edital lançado e administrado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com o Ministério da Cultura, denominado Acervo Afrobrasileiro. A partir de então, sua obra passou a ser registrada, digitalizada e catalogada, no intuito de propiciar às futuras gerações, artistas e pessoas sensíveis às artes e temática afrobrasileira, toda uma produção de telas e desenhos com técnicas diversas.
 Ficha técnica
O Projeto Zul + Zumbi será apresentado ao público no próximo 25 de julho, Dia da Mulher Negra Afrolatinoamericana, no Centro Cultural Marques de Melo – Rua Joaquim Antunes, 711, Pinheiros, São Paulo. Horário: das 15h às 18h. Entrada franca.
Patrocínio: Edital PROEXT-UFPE – Ministério da Cultura – Acervo Afrobrasileiro. Apoio: Centro Cultural Marques de Melo/INTERCOM – Irmandade de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito do Lauzane Paulista – Mídia Etnia Educação e Comunicação Ltda – Cátedra UNESCO-UMESP.
Contatos com a artista – zulgomesleite@gmail.com

Fonte:

 http://www.geledes.org.br/zul-zumbi-vida-e-obra-de-uma-mulher-negra-chamada-

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.