Saber-Literário

Diário Literário Online

Tudo tem hora Carlos Heitor Cony

Postado por Rilvan Batista de Santana 08/07/2015

Tudo tem hora

Carlos Heitor Cony
Ele gostava de olhos verdes. Mas era daltônico. Quando se sentia atraído por uma mulher, todas elas tinham olhos vermelhos. Se houvesse olhos naturalmente vermelhos, ele obedeceria o sinal e teria vontade e coragem para ir em frente. Isso nunca lhe aconteceu.
Ele pensou em mudar de gosto, tentou gostar de mulheres com olhos azuis, mas tinha um amigo que fazia versos e se apaixonara pela mãe de seu melhor amigo (isso num tempo em que havia melhores amigos). Tinha olhos violentamente azuis, pensava muito nela e a desejava com o tesão de sua juventude.
Como gostava de fazer versos, e cansado de não ser correspondido, deixou um bilhete na bolsa dela: "Os vermes também comem olhos azuis". Em termos de dor de corno, não sabia ir mais longe do que isso. Evidente que a mulher não entendeu e se tivesse entendido, dava na mesma, ele curtiria sua dor de corno com um motivo a mais.
E tanto sofreu por causa dos olhos das mulheres, que decidiu mudar de gosto e intenções. Afinal, não era o importante para o amor ou o desejo. Passou a gostar das mulheres de olhos negros, chegou a aprender a canção russa mais conhecida "otchi tchorn" até que ouviu em Lisboa um cantor português cantando com a voz dos travesseiros: "teus olhos castanhos, de encantos tamanhos".
Reparava as mulheres com olhos castanhos, em Lisboa havia muitas, mas nenhuma delas lhe interessava, não apreciava o sotaque carregado, pareciam que estavam contando piada de português e brochava. Em Óbidos, ele não lembrava se fora em Caldas da Rainha ou Nazaré, chegou a se interessar por uma balzaquiana que lembrava a mãe de seu melhor amigo, de olhos medonhamente azuis. Mas na hora em que gozou, ela deu um grito: "Ai, meu Jesus!". Foi dose. 


Folha de S. Paulo(RJ), 16/6/2015

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.