Saber-Literário

Diário Literário Online

Temos muitas opções! Antonio Nunes de Souza*

Postado por Rilvan Batista de Santana 16/07/2015

Temos muitas opções!
Antonio Nunes de Souza*

Talvez, pela primeira vez nos últimos quarenta anos, teremos uma série de opções para administrar nossa querida e sofrida Itabuna. Uma vez que, desde de que Vane assumiu a prefeitura, os seus parceiros, ávidos pelos poderes, já começaram a fazer campanha em seus favores, criando correntes partidárias na câmara e nas secretarias municipais, talvez sentindo a benevolência ou fraqueza existente no atual prefeito. Eu, tempos atrás, fiz uma crônica sobre essa união esquisita e coloquei o título: “Deus e o Diabo na terra Grapiúna!”, referindo-me, obviamente, a união evangélica de Vane do Renascer com os descrentes divinos do PCdoB. Observa-se que é uma parceria bastante estranha para que desse certo, mas, as duras penas, uma das partes está engolindo sapos e pedindo a Deus que já finde a gestão, pois, sem dúvidas, não é brincadeira enfrentar os descrentes que chegaram com força total!
Porém, desta feita as coisas estão tomando rumos diferentes no que se refere as escolhas. Principalmente pelas opções que estão aparecendo, nomes e pessoas até novas na área política, ou que nunca se submeteram a votação popular, também desejando a vaga que, certamente, Vane deixará, agradecendo em “nome de Jesus”, por ter conseguido chegar ao fim com saúde! Inocentemente, vem ensaiando colocar seu afilhado como candidato, mas, segundo a mídia, já foi chamado a atenção e mandaram que ele esqueça essa opção amiga e religiosa!
Por outro lado, outros partidos já estão se arregimentando para as oficializações dos seus candidatos, principalmente com aqueles que já tiveram aprovações diversas da votação do povo, tendo sidos bons ou maus administradores, mas, a memória popular é inexistente e, como sempre, escolhem de conformidade dos seus interesses na época das eleições e, lamentavelmente, passam quatro anos reclamando esquecendo completamente, que foi ele um dos que botou o prefeito lá. Essa ladainha é vista e ouvida todos os anos!
Se não me engano, já temos seis opções de candidatos (não estou contabilizando os nanicos sem chances), todos com forças e “balas na agulha”, parcerias e acordos dos mais escabrosos, mudanças de partidos para que tenham uma brecha para entrar na briga, nos deixando preocupados com o que possa acontecer, principalmente se formos agraciados com os bárbaros que nos administraram nos últimos anos. Porém, ter várias opções é sempre bom em todas as coisas de nossas vidas e, na política principalmente, basta que tenhamos sensatez e paciência para explicar as pessoas em nossa volta, quais as vantagens para o município que seja o candidato X o vencedor. Podemos até errar, mas, com uma boa reflexão, as possibilidades serão bem menores!
Preparem-se desde já, pois, o aparecimento dos ávidos pelos poderes, a benevolência dos bem intencionados, os perigos dos retornos malditos, os novos que, enganados, estão pensando que será fácil administrar e aqueles que com nada se preocupam, apenas desejam encher os seus bolsos e empregar seus amigos e familiares. Esses últimos são os mais perigosos e, por ironia do destino, sempre ganham!
Não seja um dos idiotas que dizem alto e bom som: “Eu não voto em ninguém. Anulo meu voto!”. Essa afirmação insólita somente faz ajudar aos piores se elegerem. Escolha o que você acha bom (mesmo sem possibilidade de ganhar) ou o menos pior, mas, exerça o seu direito de cidadania e democracia!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras AGRAL antoniodaagral26@hotmail.com 

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.