Saber-Literário

Diário Literário Online

REVISTA GURIATÃ - Academia de Letras de Itabuna - ALITA

Postado por Rilvan Batista de Santana 11/07/2015

Amigos,
Sinto-me feliz em ter postado o que vai abaixo hoje no Facebook, alegria que repasso e compartilho com todos vocês. Viva esse grupo de devotados intelectuais de Itabuna, terra dos homens, das mulheres, das almas e de pássaros como o guriatã, que dá nome à revista. Assino aqui o poema.
Abraço.
Florisvaldo Mattos

SAUDAÇÕES A UM FEITO CADA VEZ MAIS RARO

Sônia Maron
Presidente da ALITA
Num tempo em que o desaparecimento de órgãos impressos de divulgação cultural, especialmente na área de poesia, prosa de ficção e ensaios tornou-se uma fatalidade, como jornal ou como revista, deve ser saudado como auspicioso e como prova de que nada está perdido definitivamente o lançamento do nº 1, da revista GURIATÃ, publicado pela Academia de Letras de Itabuna (ALITA), que tem na presidência a escritora Sônia Carvalho de Almeida Maron e, como diretor da revista, o escritor Ruy do Carmo Póvoas, coroando um esforço e um
Ruy do Carmo Póvoas
Escritor

projeto sonhado e pensado desde os primeiros dias da entidade. Após o editorial assinado pela presidente e apresentação de seu diretor, a edição se divide em seções que incluem Artigos e Ensaios, Poesia, Ficção, Textos diversos e registros factuais, reunindo um vasto leque de autores.

Merecem aplausos esta iniciativa e sua realização
Como grapiúna e tendo vivido a adolescência em Itabuna, senti-me honrado e feliz de estar entre tantos destacados colaboradores, que o enriquecem, comparecendo a este número inaugural com um poema inédito (p. 61), que escrevi como tributo à memória de um grande escritor, ensaísta, cientista político e, para completar, nascido em Itabuna, Carlos Nelson Coutinho, morto no Rio de Janeiro, em 2013. Perdoem-me a imodéstia de transcrevê-lo, juntamente com a reprodução da capa da revista, cujo nome, por sinal, homenageia um dos pássaros mais queridos da Região do Cacau, o guriatã, um deus nos ramos, mas vítima de alçapões em roças e campinas. AGRADEÇO E DOU MEUS PARABÉNS PELA FAÇANHA EDITORIAL.

AO RAPAZ QUE SE PARECIA COM DEUS


A Carlos Nelson Coutinho, in memoriam

Homo sum: nihil humani a me alienum puto*
Terêncio

Nas vastas pradarias em que me converti nativo,
Em que, livre, desarmei cercas e ergui um povoado,
Juntei nuvens, pássaros e animais de carga
E deles tirei um para percorrer o que era só campo
E mata fora. Mirei o horizonte com desconforto
Sensível. Pelas tardes juntei mais nuvens e mais pássaros 
E, com eles, formei o meu rebanho; me recompus.
Por detrás do céu percebi luz de treva enamorada 
E me contentei em saber e sentir que não estava só.
Dali parti para o nada com as cores de meu sonho,
Me adivinhei descoberto, porém jamais perdido. Logo,
Sigo os passos da luz, sem inimigos conhecer,
Porque todos me veem como um deus entre malvas,
Tiriricas, sensitivas, cansanção e moitas de espinho,
Cerne de dor que torna a vida um jogo entre paixões,
E o corpo, um advento que ao destino nos transporta.
Não sei o que a água oculta; se ninfas, se anjos rebelados;
Me percebo, me educo com respirações de olvidos
E não me revolto por ser súdito no reino do silêncio.
Não me atrevo a sorrir, mas a chorar me recuso.
Homem sendo e ouvindo dia e noite antiga voz, 
No íntimo, guardo: nada que é humano me é indiferente.

*Sou homem: nada do que é humano considero alheio a mim. 
Terêncio ((185-159 a.C.; "O punidor de si mesmo", comédia).
Florisvaldo Mattos


Fonte: Itabuna Centenária
(Texto adaptado)

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.