Saber-Literário

Diário Literário Online

Quem São Seus Amigos?

Postado por Rilvan Batista de Santana 23/07/2015

Quem São Seus Amigos?
Por Robert Tamasy
Rápido: diga o nome de seus cinco melhores amigos. Se não pode citar cinco, cite três. Então, dois. Que tal apenas um de longa data? 
Todos nós temos amigos ou pelo menos achamos que temos. Consideramos alguns colegas de trabalho como amigos. Em alguns casos também os encontramos fora do trabalho, mas geralmente nossas amizades estão confinadas ao ambiente de trabalho.
A definição de amigo difere de pessoa para pessoa, mas na maioria das vezes são pessoas com as quais compartilhamos risadas, cujas companhias curtimos; pessoas que procuramos para interagir por telefone, mensagens de texto, e-mail ou, de uma maneira que anda fora de moda, olho no olho; amigos ampliam os horizontes da nossa vida. 
O teste de amizade, porém, não acontece quando as coisas vão bem, a carreira prosperando e as pessoas ao nosso redor compartilham nosso sucesso. Amigos mostram sua verdadeira face quando nossa vida vira do avesso. Como alguém disse, “Quando você sobe na vida, seus amigos sabem quem é você; quando você cai, você fica sabendo quem são seus amigos.”  
Em tempos conturbados ou angustiosos não existem palavras mais confortadoras do que ouvir um verdadeiro amigo dizer: “Estou do seu lado” ou, “Eu lhe dou meu apoio”. Há um ditado: “Quando o caminho fica torto, o torto segue caminhando.”  Em termos de amizade, quando o caminho fica torto, os verdadeiros amigos não vão a lugar algum: permanecem ao seu lado, prontos para ajudar como puderem. A Bíblia tem coisas interessantes a dizer sobre amigos: 
Amigos verdadeiros se revelam nas dificuldades. Conhecemos pessoas amigas que gostam de compartilhar momentos de diversão e recreação. “Damos muita risada juntos”, dizem. Mas, e quando nos deparamos com reveses, quem são nossos amigos? Com quem podemos contar quando a “diversão” acaba? “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade” (Provérbios 17.17).
Amigos devem ser escolhidos com cuidado. Existem pessoas que parecem ser amigas de todo mundo. São altamente sociáveis e gregárias. Algumas vezes, contudo, tais relacionamentos são superficiais; não são daqueles em que podemos confiar em quaisquer circunstâncias. Sendo assim, amigos valiosos devem ser escolhidos com discernimento. “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão”  (Provérbios 18.24). 
Amigos verdadeiros oferecem bons conselhos. Amigos se preocupam conosco profunda e sinceramente, estando dispostos a nos dizer a verdade, mesmo quando não queremos ouvir: “Digo isso para seu próprio bem”, mesmo quando o que têm a dizer não parece bom. “Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade” (Provérbios 27.9). 
Questões Para Reflexão ou Discussão  
 
1. Quem lhe veio à mente ao ler sobre melhores amigos? Que qualidades possuem que você tanto valoriza?
2. Como você distingue amigos superficiais daqueles com quem você compartilha um relacionamento mais profundo?
3. Que qualidades você julga importantes numa amizade?
4. O que você experimentou ao pedir ajuda a amigos em tempos de necessidade? Como eles se comportaram?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 24.1-2; 25.17; 27.17; Eclesiastes 4.9-12;  Marcos 14.50; Lucas 15.6;  João 15.13.
 
Próxima semana tem mais!
 
 
MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/9133-1845/8869-3561/9949-7771/8127-5976
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia”

0 comentários

Postar um comentário

Este blog contribui para cultura e informação?

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.