Saber-Literário

Diário Literário Online

Os Sertões, de Euclides da Cunha, é o tema de abertura do Ciclo de Conferências do mês de julho na Academia Brasileira de Letras

O professor e escritor José Leonardo do Nascimento fará a palestra de abertura do ciclo “Travessias no Sertão” – Os Sertões, de Euclides da Cunha: travessias históricas e literárias – , sob coordenação do Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni. A conferência está marcada para o dia 7 de julho, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.
Serão fornecidos certificados de frequência.
O Acadêmico Antonio Carlos Secchin é o coordenador-geral dos ciclos de conferências de 2015.
“Travessias no Sertão” terá mais três palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 14, Acadêmico Alberto da Costa e Silva, Vidas Secas; 21, Marcus Mazzari, Grande sertão e a tradição fáustica; 28, Carlos Newton Júnior, A pedra do reino: o sertão mítico e poético de Ariano Suassuna.
Doutor em História da Cultura pela Universidade de Paris, livre-docente em História da Arte pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), José Leonardo do Nascimento fez pós-doutorado na Universidade Clássica de Lisboa sobre os Vínculos Culturais entre Brasil e Portugal no final do século XIX.
Professor de Estética, de História da Arte e de Cultura Brasileira no Instituto de Artes Unesp, organizador e autor do livro Os sertões de Euclides da Cunha: releituras e diálogos, e coorganizador de Juízos críticos – Os sertões e os olhares de sua época, José Leonardo do Nascimento publicou, ainda, O primo Basílio na imprensa brasileira do século XIX – Estética e História; São Paulo no século XIX; e Euclides da Cunha e a estética do cientificismo.
José Leonardo do Nascimento também organizou e apresentou a publicação em livro, pela Editora da Unesp – da qual é membro do Conselho Editorial Acadêmico –, do jornal satírico Os ferrões (1º de julho a 15 de outubro de 1875), publicação quinzenal assinada por Notus Ferrão (José do Patrocínio) e Eurus Ferrão (Demerval da Fonseca). 
1/7/2015

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.