Saber-Literário

Diário Literário Online

Jardim Sensorial de portas abertas

Postado por Rilvan Batista de Santana 31/07/2015

cabeçalho
Jardim Sensorial de portas abertas

Um lugar do Jardim Botânico onde o público é convidado a um contato mais próximo com as plantas, o Jardim Sensorial reabriu à visitação na quinta-feira, 30 de julho. O espaço oferece um conjunto de plantas com diferentes texturas e aromas, colocadas ali especialmente para aguçarem os sentidos, principalmente o tato e o olfato.
 
O Jardim Sensorial ganhou uma equipe de oito monitores – dos quais três são cegos e um tem baixa visão – preparada para receber visitantes com ou sem necessidades especiais. Uma das principais atividades do projeto é a visita guiada com olhos vendados.  Estão previstas também atividades específicas para grupos escolares. 
 
O projeto é coordenado pelo Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e tem patrocínio do Instituto Masan. Os monitores foram selecionados em uma parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC).
 
 
 
Funcionamento do Jardim Sensorial - Segunda-feira, das 13h30 às 16h30; de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.
Agendamento de grupos (até 10 pessoas) e visita escolar: (21) 3204-2886
Acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008.
  
 
Lançamento de livro comemora os 106 anos de Burle Marx
 
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Dantes Editora lançam, em 4 de agosto de 2015, o livro "Paisagens particulares: Jardins de Roberto Burle Marx (1940-1970)", de Ana Rosa de Oliveira. O lançamento comemora os 106 anos de nascimento do paisagista e os 450 anos da cidade do Rio.
 
Em "Paisagens particulares", a autora analisa cinco jardins que pontuam importantes mudanças ao longo da trajetória de Burle Marx (1909-1994). Com farta documentação inédita, o livro constitui um passo importante para a divulgação de aspectos pouco conhecidos da obra, do método e do pensamento do paisagista e, consequentemente, para uma melhor apropriação de seu legado. 
 
Ana Rosa, responsável pelo Laboratório da Paisagem do Jardim Botânico do Rio, tem se dedicado a pesquisar a obra do mestre há 25 anos. O livro foi produzido com apoio do auxílio Editoração APQ3-Faperj.
 
Lançamento: terça-feira, 4 de agosto de 2015, a partir das 17h, no Museu do Meio Ambiente, rua Jardim Botânico, 1008. Entrada gratuita.
Mesa de debate com as pesquisadoras Beatriz Oliveira (Proarq/UFRJ) e Lúcia Costa (Prourb/UFRJ), a autora Ana Rosa e a editora Anna Dantes.
 
 
Atualização em Botânica recebe inscrições até  5 de agosto
 
Se você é professor(a) de Ciências ou Biologia, é graduado em Ciências Biológicas ou cursa licenciatura na área, que tal colocar em dia e aprofundar os seus conhecimentos de Botânica? Com exercícios práticos, oficinas e discussões, o curso de extensão "Atualização em Botânica" apresenta conceitos atuais em morfologia, fisiologia, taxonomia, filogenia, genética e ecologia de plantas. 
 
O curso consta de três módulos independentes e é oferecido pela Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (ENBT/JBRJ). As aulas começam em 15 de agosto. 
 
 
Educação, ambiente e sociedade
 
Pensar estratégias para as práticas de educação ambiental na escolas e também nas áreas protegidas é um dos objetivos do curso de extensão "Educação, ambiente e sociedade", com início em 15 de agosto no Museu do Meio Ambiente. O curso será ministrado pela Equipe do Serviço de Educação Ambiental do JBRJ e pesquisadores do Laboratório de Educação, Ambiente e Sociedade da Faculdade de Educação da UFRJ.
 
Nas aulas serão discutidos temas como as relações entre questão ambiental, sustentabilidade e conflito ambiental, as tendências da educação ambiental e a inserção das questões socioambientais no projeto político pedagógico das escolas, entre outros. 
 
São oferecidas 30 vagas. O prazo para inscrições termina em 30 de agosto.
 
Seleção de lideranças científicas para o JBRJ - Comitê de Busca recebe, até 8 de agosto, propostas de candidatos aos cargos de diretor(a) de Pesquisas Cientificas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e de diretor(a) da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ). Saiba mais. 
 
 

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.