Saber-Literário

Diário Literário Online

Jardim Sensorial de portas abertas

Postado por Rilvan Batista de Santana 31/07/2015

cabeçalho
Jardim Sensorial de portas abertas

Um lugar do Jardim Botânico onde o público é convidado a um contato mais próximo com as plantas, o Jardim Sensorial reabriu à visitação na quinta-feira, 30 de julho. O espaço oferece um conjunto de plantas com diferentes texturas e aromas, colocadas ali especialmente para aguçarem os sentidos, principalmente o tato e o olfato.
 
O Jardim Sensorial ganhou uma equipe de oito monitores – dos quais três são cegos e um tem baixa visão – preparada para receber visitantes com ou sem necessidades especiais. Uma das principais atividades do projeto é a visita guiada com olhos vendados.  Estão previstas também atividades específicas para grupos escolares. 
 
O projeto é coordenado pelo Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e tem patrocínio do Instituto Masan. Os monitores foram selecionados em uma parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC).
 
 
 
Funcionamento do Jardim Sensorial - Segunda-feira, das 13h30 às 16h30; de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.
Agendamento de grupos (até 10 pessoas) e visita escolar: (21) 3204-2886
Acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008.
  
 
Lançamento de livro comemora os 106 anos de Burle Marx
 
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Dantes Editora lançam, em 4 de agosto de 2015, o livro "Paisagens particulares: Jardins de Roberto Burle Marx (1940-1970)", de Ana Rosa de Oliveira. O lançamento comemora os 106 anos de nascimento do paisagista e os 450 anos da cidade do Rio.
 
Em "Paisagens particulares", a autora analisa cinco jardins que pontuam importantes mudanças ao longo da trajetória de Burle Marx (1909-1994). Com farta documentação inédita, o livro constitui um passo importante para a divulgação de aspectos pouco conhecidos da obra, do método e do pensamento do paisagista e, consequentemente, para uma melhor apropriação de seu legado. 
 
Ana Rosa, responsável pelo Laboratório da Paisagem do Jardim Botânico do Rio, tem se dedicado a pesquisar a obra do mestre há 25 anos. O livro foi produzido com apoio do auxílio Editoração APQ3-Faperj.
 
Lançamento: terça-feira, 4 de agosto de 2015, a partir das 17h, no Museu do Meio Ambiente, rua Jardim Botânico, 1008. Entrada gratuita.
Mesa de debate com as pesquisadoras Beatriz Oliveira (Proarq/UFRJ) e Lúcia Costa (Prourb/UFRJ), a autora Ana Rosa e a editora Anna Dantes.
 
 
Atualização em Botânica recebe inscrições até  5 de agosto
 
Se você é professor(a) de Ciências ou Biologia, é graduado em Ciências Biológicas ou cursa licenciatura na área, que tal colocar em dia e aprofundar os seus conhecimentos de Botânica? Com exercícios práticos, oficinas e discussões, o curso de extensão "Atualização em Botânica" apresenta conceitos atuais em morfologia, fisiologia, taxonomia, filogenia, genética e ecologia de plantas. 
 
O curso consta de três módulos independentes e é oferecido pela Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (ENBT/JBRJ). As aulas começam em 15 de agosto. 
 
 
Educação, ambiente e sociedade
 
Pensar estratégias para as práticas de educação ambiental na escolas e também nas áreas protegidas é um dos objetivos do curso de extensão "Educação, ambiente e sociedade", com início em 15 de agosto no Museu do Meio Ambiente. O curso será ministrado pela Equipe do Serviço de Educação Ambiental do JBRJ e pesquisadores do Laboratório de Educação, Ambiente e Sociedade da Faculdade de Educação da UFRJ.
 
Nas aulas serão discutidos temas como as relações entre questão ambiental, sustentabilidade e conflito ambiental, as tendências da educação ambiental e a inserção das questões socioambientais no projeto político pedagógico das escolas, entre outros. 
 
São oferecidas 30 vagas. O prazo para inscrições termina em 30 de agosto.
 
Seleção de lideranças científicas para o JBRJ - Comitê de Busca recebe, até 8 de agosto, propostas de candidatos aos cargos de diretor(a) de Pesquisas Cientificas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e de diretor(a) da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ). Saiba mais. 
 
 

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.