Saber-Literário

Diário Literário Online

Ghiggio - Carlos Heitor Cony

Postado por Rilvan Batista de Santana 21/07/2015

Ghiggio

Carlos Heitor Cony

Telefonema da Redação pediu-me um pequeno depoimento sobre o Ghiggia, que faleceu nesta semana. Recusei-me a dar qualquer opinião sobre o algoz do Brasil na Copa do Mundo de 1950, que fez o gol decisivo dando o título mundial ao Uruguai. Duzentas mil pessoas choraram e mais da metade chamou o atacante uruguaio de filho da puta.
É comum no futebol considerar qualquer adversário, e às vezes até o juiz, com o palavrão mais usado por todo mundo. Bem colocado, vi o lance que resultou no segundo gol do adversário. Minutos antes, o Brasil seria campeão com um empate, estava ganhando de 1X0, gol de Friança. Pouco depois, Schiaffino empatou, tornando o final mais dramático do nosso futebol.
Havia tempo para o Brasil ganhar ou manter o empate que o beneficiaria. Mas num lance parecido com o primeiro gol uruguaio, Júlio Pérez deu o passe para Ghiggia na ponta direita, que passou por Juvenal e Bigode e seguiu até quase a bandeirinha do corner. Mesmo ângulo, chutou e fez o gol da vitória uruguaia.
Nosso goleiro cometeu um erro de apreciação. Pensando que Ghiggia daria passe para o Schiffino ou Julio Pérez, que estavam perto da meia-lua da área do Brasil, Barbosa se colocou mal, imaginando que o lance do primeiro gol se repetiria.
Com isso, não cobriu o canto esquerdo, onde Ghiggia chutou, fazendo o segundo gol do Uruguai, obrigando duzentas mil pessoas a chorarem, inclusive eu. Não havia tempo para a reação brasileira, embora Ademir e Zizinho chutassem na trave defendida pelo goleiro Máspoli.
Grande parte da torcida gritou o mesmo palavrão que eu usei e continuo usando sempre que penso em Ghiggia. Que, aliás, foi gentil e solidário com a tristeza dos brasileiros. Peço desculpas a ele, mas não mudo de opinião.
Folha de São Paulo, 19/07/2015

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.