Saber-Literário

Diário Literário Online

Estratégia Para o Segundo Tempo Por Jim Langley

Postado por Rilvan Batista de Santana 15/07/2015

Estratégia Para o Segundo Tempo
Por Jim Langley

Como corretor de seguro de vida por mais de 30 anos, adquiri consciência clara sobre incertezas da vida. Ao longo dessas três décadas entreguei mais de uma centena de cheques por morte aos beneficiários, muitos deles de clientes que considerava cheio de vigor físico. 

Por isso, costumo fazer a pergunta: “Você acha que está no segundo tempo da vida?”  Mesmo os que considero estar além da primavera da vida, geralmente respondem com um enfático “não!”. 

Persistindo na questão, uso a analogia do esporte. Embora meu esporte favorito na infância fosse o basebol, sempre gostei de futebol, porque o tempo do jogo é a parte mais importante. Times consistentes se recobram de uma possível derrota e conquistam vitória nos minutos finais do jogo. São capazes de recobrar forças e vencer, porque foram preparados para adversidade, planejaram bem e conseguiram energia interior necessária para um final triunfante. 

É o que chamo de “estratégia do Segundo Tempo”. Planejadas para ajudar a entender que a vida é um sopro e Deus quer que vivamos nossos dias – quer sejamos jovens ou velhos – como se o tempo estivesse acabando, entremos em campo e façamos diferença. 

A Bíblia fala com frequência a esse respeito. Paulo não sabia nada sobre futebol, mas compreendia a metáfora do segundo tempo: “Combati o bom combate, terminei a corrida, e guardei a fé” (2Timóteo 4.7).Compreendia a rapidez com que o tempo passa e o risco de perder as oportunidades. Por isso nos desafia a aproveitar “ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” (Efésios 5.16). 

A chave para uma estratégia eficiente de segundo tempo é ter compreensão das prioridades na vida, com os relacionamentos no topo da lista. Para mim, o relacionamento mais importante é o que tenho com meu Pai Celestial, o desejo de agradá-lo em tudo.

O amanhã não está garantido a ninguém. Podemos estar vivendo o “segundo tempo” neste exato momento. Tem sentido, portanto, o que Paulo chamou de “remir o tempo”, porque os dias estão passando depressa demais.

 Questões Para Reflexão ou Discussão  
1. Se alguém lhe perguntasse se você está no segundo tempo de sua vida, o que você responderia? Seria mórbido pensar sobre isso?
2. Você acredita que ter uma estratégia de “segundo tempo” na vida faz sentido, não importando a idade ou estágio de vida?
3. Considerando sua vida atual, que mudanças seriam necessárias para uma estratégia de segundo tempo eficiente e produtiva?
4. O que significa para você “remir o tempo”? Você encara a passagem do tempo como inimiga ou como aliada?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmo 90.10; Lucas 14.28-29; 1Coríntios 9.24-27; Tiago 4.13-17. 

Próxima semana tem mais!


MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/9133-1845/8869-3561/9949-7771/8127-5976
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia”

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.