Saber-Literário

Diário Literário Online

A lição de um girassol - O Prof. Felipe Aquino

Postado por Rilvan Batista de Santana 19/07/2015

A lição de um girassol

Deus pode falar e se revelar a nós de diversas maneiras; através de sua Palavra, de pessoas, dos livros, das situações da vida, da natureza e de tantas outras formas. Você pode olhar a sua volta e ver que em tudo há um toque de Deus. Seja na palavra doce de um amigo que lhe fala, no olhar puro de uma criança a brincar, nas surpresas que acontecem em sua vida e mesmo na beleza da natureza. Alguém já disse que “Deus não fala, mas tudo fala de Deus”; ou seja, você pode não ouvir “fisicamente” Deus falando, mas Ele fala, e fala sempre. Por isso, é importante que estejamos atentos aos detalhes. Se em nossa vida, não aprendermos a parar ao menos um pouquinho, correremos o risco de não O percebermos.
“Nossa vida é um presente de Deus e o que fazemos dela é o nosso presente a Ele”, assim nos ensinou São João Bosco. Deus nos deu um dia com 24h, para bem vivermos. Todo amanhecer é um presente de Deus para nós. “Cada manhã ele se manifesta, e grande é sua fidelidade” (Lam 3,23). E o que temos feito com esses dias? Será que não estamos tentando viver 36h em 24h? Será que temos respeitado o nosso tempo e o tempo de Deus?
100_msgs_menorEssas são algumas perguntas das quais deveríamos sempre nos fazer. Hoje em dia corremos tanto, fazemos tantas coisas, que parece nos faltar tempo para perceber Deus falando conosco. E não podemos deixar que isso aconteça. Muitas vezes, será necessário PARAR e ESPERAR. A própria Palavra nos revela em Ecl 3,1: “Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus”. E nem sempre esse momento é hora que queremos, mas a hora de Deus. E esta é uma lição que aprendi com os girassóis…
Os Girassóis são também conhecidos como “Flores da Alegria” e costuma-se dizer que quem vê um Girassol imediatamente abre um largo sorriso diante da beleza da flor. Pois é! Como é gostoso olhar para uma flor de girassol.
O girassol acompanha o Sol durante do dia, porque ele é a sua imagem: grande, forte, suas pétalas são como os raios do Sol. Pois bem, nos lembram de Jesus, o Sol “que traz a salvação em seus raios” (Malaquias 3, 20). Como disse Habacuc: “Seu esplendor é deslumbrante como a luz, das suas mãos brotam raios; ali está o véu de seu poder” (Hab 3, 4).
Mas, para que uma planta nasça, cresça e dê flor, leva tempo. A natureza não tem pressa, cresce devagar e no silêncio. Tudo que é feito às pressas sai imperfeito.
É preciso escolher bem as sementes, cavar um buraco, e começar a cuidar delas, sem mesmo vê-las.100_msgs_menor
Passado um tempo começam a aparecer as pequeninas e frágeis folhas, que a princípio parecem até ervas daninhas. Mas é incrível que, com o cuidado, e com paciência, dia após dia, as folhas e o caule vão crescendo, crescendo, crescendo…, ficam robustos e muito lentamente nasce um pequenino botão, que ali fica esperando sua hora de abrir. Até o belo dia em que a flor se abre.
Assim também são as coisas de Deus. Assim também é o tempo de Deus. Quantas vezes fazemos um pedido a Ele, e acabamos desistindo porque achamos que nada acontece, que não fomos ouvidos? Quantas vezes, abandonamos nossa vida de oração, pois achamos que não sentimos mais a Deus como antes, não o ouvimos mais?
Bem, para tudo há o seu tempo e seu momento, Ele sabe o porquê. O nosso Deus é o Senhor do tempo. Mas se não aprendermos a parar, a esperar a semente germinar, a planta crescer e aparecer o pequeno botão, também não veremos a flor do girassol se abrir, e não perceberemos as muitas declarações de amor que Deus nos faz todos dias.

http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2015/07/14/a-licao-de-um-gi...


O Prof. Felipe Aquino é doutor em engenharia mecânica pela UNESP e Mestre na área pela UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá), também foi Diretor da FAENQUIL, atual Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) durante 20 anos. Casado há 40 anos com Maria Zila (fundadora da Editora Cléofas), pai de cinco filhos e 9 netos.
Trabalha com o Pe. Jonas Abib desde 1970; possui um programa na Rádio Canção Nova,“No Coração da Igreja” e dois programas na TV Canção Nova, “Escola da Fé” e “ Pergunte e Responderemos”. É professor de História da Igreja do Instituto de Teologia Bento XVI na Diocese de Lorena. Escreve artigos e publica notícias no Portal Canção Nova e no site da Editora Cléofas.
Na WebTV Canção Nova, Professor Felipe comanda o programa ‘Palavras de Fé’, um importante canal utilizado para ensinamentos e esclarecimentos sobre a Igreja Católica e sua doutrina.

Prof. Felipe Aquino construiu uma história literária de sucesso, com 78 livros publicados. Sempre abordando temas baseados na doutrina católica, ele sabe como poucos tratar de temas comuns ao ser humano como: espiritualidade, namoro, casamento, família, entre outros. E por escrever sempre de maneira objetiva e de fácil compreensão, consegue conquistar cada vez mais leitores.

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.