Saber-Literário

Diário Literário Online

A Academia Brasileira de Letras comemorou 118 anos de fundação.

Postado por Rilvan Batista de Santana 18/07/2015

ABL comemora 118 anos de fundação, entrega seus prêmios literários de 2015 e lança o Tomo V (1905-1908) da “Correspondência de Machado de Assis". A Academia Brasileira de Letras comemorou 118 anos de fundação, entregou seus prêmios literários de 2015 e lançou o Tomo V da “Correspondência de Machado de Assis”, abrangendo o período de 1905 a 1908, no dia 16 de julho, quinta-feira, às 17 horas, no Salão Nobre do Petit Trianon. O vencedor do Prêmio Machado de Assis (pelo conjunto de obras), concedido desde 1941, foi o escritor mineiro, radicado no Rio de Janeiro, Rubem Fonseca.
Os vencedores das demais categorias foram: Ensaio, Crítica e História Literária – Roberto Acízelo de Souza, pelo livro Do mito das musas à razão das letras; Tradução – Denise Bottman, Aguapés (original Lowland, da americana de origem bengalesa Jhumpa Lahiri); Literatura infanto-juvenil – Nelson Cruz, O livro do acaso; Ficção – Ana Miranda, Musa praguejadora – a vida de Gregório de Matos; História e Ciências Sociais – Bolívar Lamounier,Tribunos, profetas e sacerdotes – intelectuais e ideologias no século XX; e Cinema – Mauro Lima e Antonia Pellegrino, roteiristas do filme Tim Maia.

Na oportunidade, a ABL também entregou as Medalhas João Ribeiro à ensaísta, pesquisadora, crítica literária, autora de literatura juvenil e professora universitária Marisa Lajolo e ao professor e ocupante da Cadeira 31 da Academia Paulista de Educação, Luiz Gonzaga Bertelli.

Logo após a entrega dos prêmios, foi feito o lançamento do Tomo V na Sala dos Fundadores, também no Petit Trianon. A coordenação e orientação foram do Acadêmico Sergio Paulo Rouanet. O quinto livro, o mais volumoso de todos, contém 340 documentos, incluindo cartas, cartões e telegramas, reproduzidos e comentados em 546 páginas pelas pesquisadoras Irene Moutinho e Sílvia Eleutério, responsáveis, também, pela organização dos cinco volumes, que totalizam 1178 itens.

Na apresentação do V Tomo, Sergio Paulo Rouanet escreveu que se chegou “ao fim do caminho”, embora, logo a seguir, renuncie a essa afirmação: “No futuro, com efeito, é possível que o aparecimento de novas cartas mostre que nossa pesquisa ainda está longe de ser completa. Sabemos que numa obra desse tipo, todo final é sempre provisório. Mas, no meio de tantas incertezas quanto ao futuro, podemos garantir que nosso epistolário contém todas as missivas até agora disponíveis de e para Machado de Assis”, garante.


Os quatro primeiros volumes da “Correspondência de Machado de Assis”, publicados desde 2008, ano do centenário de sua morte, tornaram-se uma fonte de informações importantes para pesquisadores, historiadores, estudantes e o público interessado na vida do escritor. Os livros, a cada lançamento, foram recebidos com grande interesse pelos veículos de comunicação, com reportagens de páginas inteiras e ilustrações.

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.