Saber-Literário

Diário Literário Online

Por Que Antigamente as Pessoas Não Sorriam? Por Jim Mathis

Postado por Rilvan Batista de Santana 24/06/2015

Por Que Antigamente as Pessoas Não Sorriam?
Por Jim Mathis

Por ser perito em fotografias antigas, sempre me perguntei por que nelas as pessoas não apareciam sorrindo. Existem três teorias. A primeira alega que era porque a velocidade de disparo do obturador das câmeras fotográficas antigas era maior, por causa da baixa velocidade dos filmes, exigindo que as pessoas ficassem imóveis por vários segundos. A segunda afirma que as pessoas não queriam mostrar a dentição precária, já que a higiene dental não era das melhores naqueles dias.

A primeira teoria contém alguma verdade, já a segunda, não. Existe uma terceira, provavelmente a verdadeira: sorrir em fotografia era considerado de mau gosto. Veja uma citação de mais de 300 anos sobre isso: “Algumas pessoas levantam tanto o lábio superior... que seus dentes ficam quase que inteiramente visíveis, o que é inteiramente contra o decoro, que proíbe os dentes de ficarem descobertos, já que a natureza nos deu lábios para encobri-los”, Jean-Baptiste De La Salle, The Rules of Christian Decorum and Cility1703 [Regras de Decoro e Civilidade Cristãos].

Que declaração! Parece tão contrária ao nosso modo de ver o sorriso em fotografia neste Século XXI! Felizmente os tempos mudam como também os estilos de fotografia. Atualmente é raro, particularmente nas culturas ocidentais, ver uma foto em que as pessoas não estejam sorrindo, especialmente se querem exibir sua melhor aparência.

Fiquei pensando no que faz as pessoas rirem, tendo ou não uma câmera presente. Certamente que bom humor predispõe ao riso; tente gargalhar sem rir. Seu rosto iria explodir. Rimos quando vemos pessoas com quem nos importamos; quando bebês e animais fazem coisas engraçadas; diante de uma obra de arte atraente, ou ouvindo um desempenho musical extraordinário; quando nosso time  transforma a derrota em vitória, ou recebemos um presente de surpresa. Também rimos quando somos promovidos no trabalho, quando celebramos um contrato importante ou nos damos conta de ter feito algo positivo para melhorar a vida de alguém.

Sabia que a palavra “sorriso” não aparece especificamente nas Escrituras? Numa Concordância Bíblica não aparece nenhuma vez. Isto não quer dizer que Deus é contra o sorriso. Se sorriso não é mencionado, palavras como “rir", "riso" e "risada” são usadas 40 vezes. Bem, se aconteciam "risos", então, aconteciam sorrisos também! 

Riso nem sempre é apresentado de maneira alegre. Falando de pessoas que se rebelaram contra Deus, o Salmo 2.4 afirma: “Do Seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles.”  De outra feita o riso resultou numa das maiores risadas da história. Sara, a idosa esposa de Abraão, havia perdido a esperança de ter filho. Deus prometeu que ela seria mãe e quando seu filho Isaque nasceu, ela disse: “Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo” (Gênesis 21.6). Isaque significa “riso”, ou “aquele que ri”. 

Mas na maioria das vezes a Bíblia fala em "alegria", o que podemos considerar como “riso por dentro”, mesmo quando o que acontece à nossa volta seja desagradável. Tiago diz: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (1.2-4).

"Rimos por dentro" na adversidade, confiantes que ela vai operar a nosso favor e nos ajudar a crescer espiritualmente!

Questões Para Reflexão ou Discussão  
1. Você já viu fotos antigas nas quais ninguém sorri? O que você pensava dessa ausência de sorrisos?
2. O que um sorriso significa para você? O que geralmente faz você sorrir?
3. Por que você acha que a palavra “sorriso" não é usada nem uma vez nos manuscritos originais da Bíblia?
4. Você conhece outra passagem da Bíblia que fala de riso?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 1.1-3; 30.5; 100.1-5; Romanos 5.2-5; 12.15; Filipenses 4.4; Hebreus 12.2. 

Próxima semana tem mais!


MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/9133-1845/8869-3561/9949-7771/8127-5976
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.