Saber-Literário

Diário Literário Online

Parabéns Jardim Botânico do Rio de Janeiro!

Postado por Rilvan Batista de Santana 13/06/2015


cabeçalho

13 de junho - Parabéns Jardim Botânico do Rio de Janeiro!
Neste sábado, dia 13 de junho, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro completa 207 anos com uma programação muito especial para os visitantes. Confira abaixo e venha comemorar conosco!
Trilha Histórica com personagens de época – Para abrir a programação, às 9h, atores caracterizados como D. João, fundador do Jardim Botânico, e sua mulher, Carlota Joaquina, são os guias de um passeio pelos pontos históricos mais importantes do Jardim, entre eles as ruínas da antiga Fábrica de Pólvora e o Sítio Arqueológico Casa dos Pilões. Quem quiser participar deve se inscrever no Centro de Visitantes, de onde vai sair a Trilha, que também será oferecida às 15h e às 16h, e no domingo em vários horários.

fAteliê Mestre Valentim – Mestre Valentim foi um dos principais artistas do século XVIII no Brasil. Desde o início do século passado, quatro esculturas suas fazem parte do acervo do Jardim Botânico: a ninfa Eco, o caçador Narciso e as duas Aves Pernaltas. Neste sábado, o Ateliê de Restauração do Mestre Valentim abre as portas para que os visitantes conheçam de perto o processo empregado para garantir que essas obras conservem sua autenticidade. A restauração dessas esculturas de grande valor cultural está alinhada a um projeto de valorização do patrimônio do Jardim Botânico e às comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro. Abertura às 11h, no Galpão. 
fEntrada gratuita para o Ateliê.

Complexo do Cactário – Uma das áreas mais visitadas do Jardim, o Cactário ganha novos canteiros e coleções. A área, que já contava com 2 mil m2, dobrou de tamanho. Os visitantes conhecerão cactos e suculentas das mais variadas formas, dimensões e cores, de diferentes regiões e países, alguns ameaçados de extinção. A abertura acontece às 10h, com apresentação do coral Canto do Rio interpretando canções da MPB.

Parabéns para o Jardim - Os personagens D. João e Carlota Joaquina vão puxar o coro de parabéns pelos 207 anos do Jardim Botânico, com direito a bolo. Às 12h30, no Parque Infantil.
dVisita guiada ao Solar da Imperatriz – O público poderá visitar a construção colonial e seus jardins internos projetados por Burle Marx. A arquiteta Dalila Tiago contará curiosidades sobre a história do Solar e mostrará alguns aspectos da reforma do prédio onde hoje funciona a Escola Nacional de Botânica Tropical. A visita será das 14h às 16h. Vagas limitadas para ônibus especial que leva ao Solar (15 vagas), com inscrições no Centro de Visitantes. Quem preferir pode ir de carro. Entrada gratuita.

rRoteiro Botânico - Uma oportunidade para conhecer a flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, acompanhado por quem mais entende dela. Às 14h, o pesquisador Marcus Nadruz leva os visitantes pela trilha de duas famílias de plantas nativas dos trópicos, as mais cultivadas no Brasil pela atratividade de suas flores – Araceae e Heliconiaceae. Para participar, é preciso fazer inscrição no Centro de Visitantes ou pelo telefone: (21) 3874-1808. Vagas para até 20 pessoas.
Montanhas da Amazônia – Para encerrar em grande estilo, o Jardim Botânico lança o DVD "Montanhas da Amazônia: em busca da flora desconhecida", às 17h no Museu do Meio Ambiente. A aventura e o desafio de uma equipe de pesquisadores do Jardim Botânico em expedição a alguns dos locais mais remotos do Brasil, as montanhas amazônicas, foram registrados nesse documentário com fotografia e direção de Ricardo Azoury. No evento, haverá a distribuição de 100 DVDs ao público, que poderá conversar com os pesquisadores após a exibição do filme. O documentário tem duração de 25 minutos. Entrada gratuita.

tAniversário de 207 Anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Dia 13 de junho, a partir das 9h.
Rua Jardim Botânico, 1008, Rio de Janeiro
Ingressos a R$ 9,00. Gratuidade para crianças até 7 anos e adultos maiores de 60 (moradores de países do Mercosul).
O Jardim Botânico não tem estacionamento. 


Seminários abordam a arte de Mestre Valentim
Por ocasião da instalação do Ateliê de Restauração do Mestre Valentim, o Museu do Meio Ambiente organiza o ciclo de seminários Ciência e Arte em Mestre Valentim, que aborda diferentes aspectos da vida e da obra do artista e sua relação com o Rio de Janeiro.
A abertura será na quarta-feira, 17 de junho, quando a historiadora Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho fala sobre "a arte de Mestre Valentim na capital do vice-reino", às 9h30. O endereço do  Museu do Meio Ambiente é Rua Jardim Botânico, 1008. Entrada gratuita.

Rodriguésia homenageia Ana Maria Giulietti-Harley em número especial
"Poales" é a ordem de plantas de maior importância alimentar e econômica para a humanidade. Abacaxi, milho, arroz, trigo, cevada são exemplos de espécies que o compõem. Por isso, a Rodriguésia – Revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro dedica seu volume de junho de 2015 a estudos sobre Poales Neotropicais.

Além de publicar artigos sobre anatomia, taxonomia (classificação) e ecologia dos Poales, esse volume especial da Rodriguésia homenageia uma das principais estudiosas do tema, a doutora Ana Maria Giulietti-Harley, especialista na família Eriocaulaceae. 
uA homenagem a Ana Maria Giulietti-Harley acontece no ano em que a pesquisadora completa 50 anos de carreira. A exemplo de sua mestra Graziela Barroso, ela também tem se dedicado intensamente à formação de pesquisadores botânicos no Brasil, além de ser autora de quase duas centenas de artigos publicados. Em sua longa carreira, atuou em quatro universidades brasileiras, e é pesquisadora associada do Royal Botanic Gardens de Kew, Reino Unido, e membro da Academia Brasileira de Ciências.
A Rodriguésia especial sobre Poales Neotropicais (vol. 66-2) traz 29 estudos inéditos, tendo contado com a colaboração de 150 pesquisadores de diferentes países, entre autores, editores e revisores. 
Acesse a edição. 

Exposição A Água no Coração da Ciência
tUma exposição para fazer pensar sobre os desafios envolvidos na preservação da água em nosso planeta: esta é "A água no coração da ciência", que está no segundo andar do Museu do Meio Ambiente, até 30 de agosto. Concebida e realizada pelo Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França (IRD) em conjunto com o Cirad, CNRS, Irstea e a Universidade de Montpellier 2, a mostra é composta de 24 painéis e 12 módulos interativos. 

Do lago Chad para o Rio Mekong, do Mediterrâneo até os vales dos Andes, a exposição apresenta as principais áreas de atuação da pesquisa científica francesa sobre os recursos hídricos. Os painéis ilustram o papel essencial da investigação científica para a gestão sustentável da água, recurso vital e essencial para o desenvolvimento.
Café Científico – “Um  ecossistema costeiro em mutação: evolução sob impactos antrópicos locais e globais” é o tema do evento que acontece em 16 de junho, às 17h, paralelo à exposição. Os pesquisadores Jean-Louis Valentin (UFRJ) e Yves-Marie Paulet (Universidade da Bretanha Ocidental) debatem a evolução do ecossistema costeiro e os impactos destas transformações. 
Entrada gratuita.

Vem aí: Palestra Projeto Montanhas da Amazônia, com o pesquisador Marcus Nadruz Coelho. Dia 20/6, às 10h30, na sede da Associação de Amigos do Jardim Botânico - AAJB.

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.