Saber-Literário

Diário Literário Online

ONDE VOCÊ LEVA A SUA FAMÍLIA?" ARTIGO DE JÚLIO CÉSAR

Postado por Rilvan Batista de Santana 21/06/2015

"ONDE VOCÊ LEVA A SUA FAMÍLIA?" ARTIGO DE JÚLIO CÉSAR

Júlio César
ONDE VOCÊ LEVA A SUA FAMÍLIA?
No último dia 27 de junho ocorreu, no Centro de Convenções de Ilhéus, a solenidade de formatura dos cursos técnicos ministrados pela Rede Estadual de Ensino no CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional (antigo Colégio Estadual de Ilhéus), referente aos cursos de nível médio nas áreas de Logística e demais cursos ministrados naquela instituição.

Sou professor do CEEP e compareço todas as vezes que há formatura, para prestigiar meus alunos e colher, de minha profissão, a satisfação de ver frutificar o resultado de nosso trabalho docente, concretizado na formação de meus queridos alunos e alunas.

É sempre muito gratificante ver as famílias dos alunos presentes e orgulhosas pela vitória alcançada pelo parente querido, que sobe ao palco para colher o certificado de sua graduação, fazendo brilhar os olhos e acelerar de emoção os corações de pais, mães, avós, irmãos e demais parentes daqueles jovens de família quase sempre humilde, que agora melhor se capacitam para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e da vida.


Tais fatos, entretanto, me remetem a outras reflexões...

No dia-a-dia da vida e por força de meu outro trabalho, por vezes também vou à Delegacia de Polícia. Lá também encontro muitos jovens, mas em situação bem diferente: Foram conduzidos na viatura da PM e lá se encontram prestando depoimento, acusados ou flagranteados, enquanto suas famílias, aflitas, constrangidas, desoladas aguardam, entre decepcionadas e temerosas, o desenrolar dos fatos.

Esse mesmo quadro de pais inconformados, de mães à beira do desespero, de parentes com olhar triste, distante, também é encontrado em outras instituições onde vão parar os jovens que não cuidaram de direcionar suas vidas para o estudo e o trabalho dignificante. Não é menos doloroso o sentimento de quem visita o filho jovem em um presídio, em uma casa de recuperação de dependentes químicos ou em outras instituições do mesmo gênero.

Por incrível que possa parecer, chegamos a um ponto, no Brasil, em que mesmo os parentes que visitam um jovem na carceragem ou na casa de recuperação ainda são, de certa forma, menos infelizes.

É que há os jovens que, após se entregarem à prática de crimes, acabam mortos por desconhecidos, ou pela polícia, ou pelos próprios comparsas. Pouco importa, às vezes, quem assassinou, pois a morte é o fato soberano, a reunir no velório deste jovem uma família enlutada, como se acabasse de assistir ao último capítulo de uma terrível novela, a um filme de ação que termina sem ação e sem heróis, na imobilidade de um corpo com 20 e poucos anos, que deixa a existência e todas as esperanças irremediavelmente para trás...

Jovem! Cuida de teus atos, de com quem e por onde andas e, sobretudo, do que você faz; porque é o que você opta, o que você faz que definirá para onde você conduzirá a sua família.

Desejo, profundamente, que você leve sua família para a sua formatura, para o seu casamento, para a igreja que você frequenta, para a festa de confraternização de fim de ano da empresa em que você trabalha ou da escola em que estuda.

Mas esta opção, esta escolha – que você de forma consciente ou inconsciente faz todos os dias - é sua, e de mais ninguém. Só as consequências serão suas e também, obrigatoriamente, de sua família.


Julio Cezar de Oliveira Gomes – Graduado em História e em Direito pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz

Fonte: Blog Expressão Única

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.