Saber-Literário

Diário Literário Online

O palavrão do general Carlos Heitor Cony

Postado por Rilvan Batista de Santana 04/06/2015

O palavrão do general

Carlos Heitor Cony
Um general de Napoleão, Pierre Cambronne, no final da tarde de Waterloo, vendo o desastre das tropas francesas, desceu do seu cavalo e disse uma palavra que era então considerada palavrão: 'Merde'. Definiu perfeitamente a situação, e não havia no vocabulário um termo que expressasse a sua raiva pela derrota.
Durante algum tempo, quando as cultas gentes queriam se referir à mesmíssima coisa, evitavam a palavra considerada chula e se referiam ao general francês. Dava no mesmo, os entendidos entendiam.
O tempo passou e, pouco a pouco, a palavra foi sendo admitida na literatura, no teatro e no cinema. E, sobretudo, no linguajar do homem comum, que, pelo menos uma vez ao dia, pronuncia a palavra para expressar a mesma revolta diante de um fato cotidiano.
Vai daí, muita gente reclamou de o presidente Lula ter usado a palavra para se referir aos seus propósitos de dar ao povo aquilo que os técnicos chamam de 'saneamento básico'. Todos sabemos que Lula é um presidente meio fora do esquadro. Suas origens são populares, e ele sabe tirar proveito disso, mantendo com o eleitorado um elo indestrutível, que passa pela língua presa, a cara afogueada e o vocabulário que, tal como o saneamento, é também básico.
Em outros tempos, haveria até pedido de impeachment para o presidente. Nos tempos de JK, uma revista publicou uma foto do presidente no banheiro, se barbeando. Aparecia, ao fundo, o vaso sanitário. A oposição, liderada pela UDN, articulou um pedido de impeachment. Os tempos mudaram.
Pessoalmente, nada tenho contra usar a palavra que todos usam sem escândalo, reconhecendo que, em certas ocasiões, expressa a mesma irritação do general francês diante da confusão e do descalabro de uma situação difícil e vergonhosa.

Folha de S. Paulo, 15/12/2009

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.