Saber-Literário

Diário Literário Online

O palavrão do general Carlos Heitor Cony

Postado por Rilvan Batista de Santana 04/06/2015

O palavrão do general

Carlos Heitor Cony
Um general de Napoleão, Pierre Cambronne, no final da tarde de Waterloo, vendo o desastre das tropas francesas, desceu do seu cavalo e disse uma palavra que era então considerada palavrão: 'Merde'. Definiu perfeitamente a situação, e não havia no vocabulário um termo que expressasse a sua raiva pela derrota.
Durante algum tempo, quando as cultas gentes queriam se referir à mesmíssima coisa, evitavam a palavra considerada chula e se referiam ao general francês. Dava no mesmo, os entendidos entendiam.
O tempo passou e, pouco a pouco, a palavra foi sendo admitida na literatura, no teatro e no cinema. E, sobretudo, no linguajar do homem comum, que, pelo menos uma vez ao dia, pronuncia a palavra para expressar a mesma revolta diante de um fato cotidiano.
Vai daí, muita gente reclamou de o presidente Lula ter usado a palavra para se referir aos seus propósitos de dar ao povo aquilo que os técnicos chamam de 'saneamento básico'. Todos sabemos que Lula é um presidente meio fora do esquadro. Suas origens são populares, e ele sabe tirar proveito disso, mantendo com o eleitorado um elo indestrutível, que passa pela língua presa, a cara afogueada e o vocabulário que, tal como o saneamento, é também básico.
Em outros tempos, haveria até pedido de impeachment para o presidente. Nos tempos de JK, uma revista publicou uma foto do presidente no banheiro, se barbeando. Aparecia, ao fundo, o vaso sanitário. A oposição, liderada pela UDN, articulou um pedido de impeachment. Os tempos mudaram.
Pessoalmente, nada tenho contra usar a palavra que todos usam sem escândalo, reconhecendo que, em certas ocasiões, expressa a mesma irritação do general francês diante da confusão e do descalabro de uma situação difícil e vergonhosa.

Folha de S. Paulo, 15/12/2009

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.