Saber-Literário

Diário Literário Online

Neymar e a Renascença Carlos Heitor Cony

Postado por Rilvan Batista de Santana 21/06/2015

Neymar e a Renascença

Carlos Heitor Cony
Houve tempo em que a rivalidade entre o Rio e São Paulo era letal, sobretudo no futebol. O Brasil era o celeiro de craques e o técnico Flávio Costa dava-se ao luxo de armar duas seleções para satisfazer as torcidas dos dois Estados. Muita gente reclamava, mas o Brasil ia em frente.
Hoje, mal e porcamente, podemos armar uma única seleção que nem merece o nome de seleção. Temos apenas um craque (Neymar), que sozinho não dá nem para a saída. O 7 x 1 ficará na nossa garganta até o final dos tempos.
Isso me lembra um episódio esclarecedor. O papa Julio 2º contratou o maior artista da época, Michelangelo, encarregando-o de pintar a Capela Sistina, uma das obras definitivas da humanidade. Um dia, Julio 2º descobriu no imenso palácio, residência dos papas até hoje, uma "stanza" sem nenhum adorno, lúgubre, que não servia para nada.
Em cima de um andaime, Michelangelo estava pintando a Capela Sistina. O papa mandou que ele descesse e mostrou aquela aberração em seus domínios. Ordenou que o genial artista decorasse aquelas paredes nuas que ficariam como uma das obras-primas da Renascença.
Michelangelo protestou, a capela que estava pintando dava-lhe um trabalho que nenhum pintor aceitaria. O papa perguntou quem poderia substituir o gênio que fizera a "Pietà". Num jardim próximo havia um grupo de auxiliares, pegasse qualquer um e passasse a tarefa para o aprendiz.
O papa aceitou o conselho, olhou a turma de aspirantes a pintor, escolheu um, fez-lhe a proposta: "Você toparia pintar essas paredes que me envergonham?". O rapaz topou o pedido, e Júlio 2º perguntou-lhe o nome. "Rafael Sanzio" foi a resposta.
No futebol era assim: havia tantos craques que se podia armar duas seleções. 


Folha de S.Paulo(RJ), 9/6/2015

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.