Saber-Literário

Diário Literário Online

Internet e língua portuguesa Arnaldo Niskier

Postado por Rilvan Batista de Santana 17/06/2015

Internet e língua portuguesa

Arnaldo Niskier
A Comemoração dos nossos primeiros 500 anos encontra a língua portuguesa diante do que talvez seja o seu maior desafio: a globalização. Explico: cada vez que a Internet se populariza um pouco mais, com os seus milhões de endereços eletrônicos, há uma tendência por ora incontornável de supremacia da língua inglesa. Como se ela representasse, hoje, o esperanto antes sonhado por Zamenhoff.
Os números são assustadores e foram mostrados pelo embaixador da França no Brasil, Alain Roqué, no Seminário "Idioma e Soberania ", realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília. Segundo estudos do Instituto da Francofonia, em todos os correios eletrônicos existentes no mundo a língua inglesa está presente em cerca de 75% das ações; o francês fica em 2,8%; o espanhol em 2,6% e o português em apenas 0,8%, o que dá a perfeita dimensão de que a globalização tem dono.
Com energia, no citado seminário, o embaixador de Portugal, escritor Francisco Knopfli, garantiu que a lusofonia pode enfrentar com êxito qualquer "eventual" assalto cultural lingüístico de feição anglo-saxônica. E para isso conta com as características multipolares do século XXI, no que tange ao uso das seis mil línguas existentes no planeta. Particularmente, ressalta a língua portuguesa, que é a terceira mais falada no mumdo ocidental, depois do inglês e do espanhol.
Não devemos nos subjugar à globalização lingüística, que aparentemente amplia o fosso que nos separa das nações pós-industrializadas.
O fenômeno é reversível, como demonstram as potencialidades inexploradas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Cruzar os braços, por exemplo, diante da vontade explícita do Timor Lorosa e de adotar a língua portuguesa como oficial, é quase um crime de lesa-pátria, quando se conhece o natural apetite australiano pela conquista cultural do importante e estratégico território asiático.
O reforço a essa tese pode ser encontrado nas atuais preocupações do Governo da França, animado com as perspectivas da latinidade. O namoro está firme, envolvendo Academia Brasileira de Letras, com a edição da segunda versão do Prêmio da Latinidade, a ser entregue ao escritor italiano Pietro Citati. Saímos do domínio muito nosso das palavras para alcançar o terreno da efetividade.
A reação ao predomínio anglo-saxônico encontra reforço na videoconferência com que a Embratel comemorará a inauguração da ligação interatlântica através de canais ópticos. Intelectuais do Rio e de Lisboa discutirão um tema instigante, que tem tudo a ver com a atualidade, que é o futuro da língua portuguesa. Ele depende, é claro, de uma presença mais concreta no universo da tecnologia da informação.
Devemos ser capazes de oferecer mais e melhores programas na língua de Machado de Assis, além da serventia dos projetos, como o de alfabetização, que poderão alcançar nossos irmãos da África e da Ásia (Timor). Não se tem como justificar o silêncio condenável dos meios oficiais em relação às obrigações sobre essa matéria.
Enquanto isso, louvemos a lucidez com que, há 42 anos, o acadêmico Barbosa Lima Sobrinho
Arnaldo Niskier
escreveu o livro "A língua portuguesa e a unidade do Brasil". Segundo o presidente da ABI, "a unidade do Brasil se deve à sua língua". Podemos acrescentar, lembrando a educação ministrada pelos jesuítas em nossos dois primeiros séculos, que a língua juntou-se a religião, criando a simbiose vital para a manutenção da unidade nacional, o que, por motivos opostos, não se deu com os povos vizinhos de colonização espanhola. São fatos que merecem ser referidos, quando nos aproximamos da comemoração dos nossos primeiros 500 anos.


O Globo - Rio de Janeiro - RJ,  27/03/00

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.