Saber-Literário

Diário Literário Online

Um Apelo do Alto: Nosso Senhor chama São Francisco à santidade! Veja como isso aconteceu (Parte II)


São Francisco é guiado pela Providência Divina, e, após a restauração da Capela, segue por novas veredas...
Continuação do post: Um Apelo do Alto: Nosso Senhor chama São Francisco à santidade!
Veja como isso aconteceu (Parte I)

De que maneira respondeu Francisco ao apelo do alto?
Com a prontidão entusiasta, com a coragem heroica e perseverante, que são traços característicos da sua fisionomia moral.
Apenas recuperado do assombro, Francisco voltou para casa. Reuniu um lote considerável de belos tecidos, saltou para cima do cavalo e dirigiu-se a Foligno.
Chegando lá, vendeu em pouco tempo a mercadoria e a montada; recolheu o dinheiro, e veio transbordante de alegria oferecê-lo ao Sacerdote responsável pela capela de São Damião.
O capelão pensou não dever aceitar uma oferenda tão magnífica, mas viu com bons olhos o projeto de restauro que o jovem lhe expôs; deu-lhe mesmo hospedagem pelo tempo que deveriam durar os trabalhos. E Francisco meteu mãos à obra.
Começaram logo a aparecer dificuldades.
Pedro Bernardone irritou-se com o filho. A contragosto já o vira renunciar à existência faustosa que tanto lisonjeava o orgulho paterno.
Indignava-se agora com o novo gênero de vida do filho. Queixava-se com dureza pelas somas de dinheiro que Francisco distribuíra liberalmente nos últimos meses.
Às palavras violentas sucederam os maus tratos. Pedro Bernardone chegou a raptar o filho, que o tinha ido visitar para tentar convencê-lo. Mas na sua ausência, o cativo foi libertado pela mãe.
Então, Pedro Bernardone convocou-o a comparecer em juízo perante as autoridades diocesanas.
A cena foi sublime na sua dramática rapidez. Em presença do Bispo, o Santo despojou-se das vestes, entregou-as ao pai e renunciou à sua parte da herança.
Até agora – gritou – chamavam-me de filho de Pedro Bernardone; daqui em diante poderei dizer com toda a verdade: Pai Nosso que estais no Céu!”.
Maravilhado com tanto heroísmo, o prelado abraçou-o e lançou a própria capa sobre os ombros do jovem. Antes de o despedir, ainda lhe entregou uma pobre túnica. Francisco tornou-se o pobre de Jesus Cristo.
O Santo teve ainda de suportar dolorosas humilhações.
Os conterrâneos, até mesmo os amigos, nada compreendiam do seu comportamento.
Começaram por chamá-lo de insensato; mas pouco a pouco as suas prevenções dissiparam-se e a ironia transformou-se em admiração.
Quando Francisco percorria as ruas de Assis, à procura de materiais ou de dinheiro para a sua querida Igreja, as ofertas afluíam. Os trabalhos de restauro avançaram rapidamente.

Por outro lado, as exigências da graça tornavam-se mais imperiosas. O padre de São Damião, que conhecia as comodidades da sua vida passada, esforçava-se por alimentar convenientemente
o hóspede.

Francisco quis renunciar a esta delicadeza; com uma tigela na mão, foi de porta em porta mendigar o alimento.
Quando se sentou para comer aqueles restos repugnantes, teve um sobressalto de aversão; mas mal os levou aos lábios, encontrou neles um sabor delicioso e se estremeceu de alegria.
Deus nunca deixa sem recompensa a generosidade dos seus servos.
Depois de São Damião, Francisco restaurou uma capela dedicada a São Pedro e a de Santa Maria da Porciúncula, tão famosa na história dos Frades Menores.
Que novos trabalhos deveria empreender em seguida?
Um texto do Evangelho esclareceu-o.
Ouviu ler na Missa a passagem de São Mateus em que Cristo envia os discípulos a pregar sem dinheiro, sem bordão, sem calçado. Aquelas palavras foram para ele um raio de luz.
Francisco deitou fora os sapatos, o bordão, o magro pecúlio que ainda possuía; colocou uma corda a servir de cinto e partiu para as aldeias da Úmbria a pregar a paz e o amor de Deus.
(Continua…)
*   *   *

Fonte: retirado do livro “São Francisco de Assis” do Rev. Pe. Thomas de Saint-Laurent.

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.