Saber-Literário

Diário Literário Online

Leia mais Arnaldo Niskier

Postado por Rilvan Batista de Santana 29/05/2015

Leia mais

Arnaldo Niskier
São vários os projetos em curso para a valorização do gosto pela leitura. Temos o consagrado "Leia Brasil", com os seus dezesseis caminhões espalhados por diversos municípios brasileiros de seis Estados; existe o "Paixão de Ler", que foi lançado neste ano na Academia Brasileira de Letras, com o ator Paulo Betti interpretando Machado de Assis de forma admirável; há o trabalho que é feito pelo "Jornal de Letras" em termos de circulação; tem o projeto "Hora da Leitura", criado pelo governo do Rio, para todas as 2.500 escolas estaduais, e agora tomamos conhecimento do "Leia Mais".
De que se trata ? É um projeto que se desenvolve há três anos no Colégio Mackenzie, de Brasília. Há meninos e meninas, da 5ª a 8ª série, que chegam a ler 60 livros por ano, tamanho o interesse despertado pela ação dos professores e especialistas da escola. É o caso da Professora de Português, Cátia Regina Martins, de 28 anos. Segundo ela, não se deve forçar ninguém à leitura. Os alunos têm liberdade na escolha da obra e ficam com a boa emoção de que toda essa operação constitui um prazer.
Converso com o meu amigo Cláudio Mendonça, que trabalha para o governo do Rio de Janeiro. Ele cuida da instalação de algumas bibliotecas públicas e do acervo bibliográfico destinado à escolas públicas da Baixada Fluminense. Está muito esperançoso de que possa criar um clima favorável à leitura, nas regiões mais pobres do Estado, onde a miséria produz efeitos devastadores.
Voltando ao Colégio Mackenzie, de Brasília, pode-se afirmar que se trata de uma notável experiência somente possível em escolas particulares, por causa do poder aquisitivo. A professora de Língua Portuguesa, no início do ano, faz a lista do material a ser adquirido pelos pais e sempre inclui uma relação de oito livros a serem comprados. Cada aluno compra oito - e todos os livros fazem parte de uma minibiblioteca que fica à disposição da turma. Há um aluno encarregado de listar as obras e os empréstimos feitos.
Os resultados têm sido excepcionais, na motivação da garotada do segundo segmento do ensino fundamental. Cada turma tem cerca de 200 livros à disposição dos alunos (por ano). Assim, existe uma boa oferta de autores nacionais e estrangeiros, com predominância dos primeiros, existindo também um forte intercâmbio entre eles. Os alunos explicam ao restante da turma o que de melhor havia na obra lida e se o trabalho desperta uma grande motivação eles ganham pontos extras. Sem dúvida, uma forma inteligente e prática de estimular o gosto pela leitura. Merece aplausos.


Diário do Comércio - São Paulo - SP, 21/01/2000

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.