Saber-Literário

Diário Literário Online

Eu venci o mundo Jo 16, 29-33

Postado por Rilvan Batista de Santana 22/05/2015

Eu venci o mundo
Jo 16, 29-33
 
Os seus discípulos disseram: "Agora, sim, falas abertamente, e não em figuras. Agora vemos que conheces tudo e não precisas que ninguém te faça perguntas. Por isso acreditamos que saíste de junto de Deus!" Jesus respondeu: "Credes agora? Eis que vem a hora, e já chegou, em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis sozinho. Mas eu não estou só. O Pai está sempre comigo. Eu vos disse estas coisas para que, em mim, tenhais a paz. No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo".
 
Comentário do Evangelho
O grande ato de fé é perceber
 a presença de Jesus
 
Jesus, percebendo as dúvidas dos discípulos, esclarecera-os quanto à sua fala sobre ausência e o seu retorno. Os discípulos, em um momento de entusiasmo, dizem ver que Jesus, como que dotado de clarividência divina, conhece tudo e até as perguntas que lhe querem fazer e afirmam acreditar que Jesus saiu de junto de Deus. Jesus questiona-lhes esta fé que se confessa diante de manifestações de poder. São dois caminhos opostos: o do messias poderoso e o caminho da cruz. O messias significa a competição neste mundo de poder. O caminho da cruz, seguido por Jesus, significa a solidariedade e o serviço aos pobres oprimidos e explorados, que suscita a repressão violenta dos poderosos. Jesus faz, então, a previsão de seu abandono pelos discípulos. Porém deixa suas palavras que comunicam paz e coragem. Em um mundo que provoca aflições, os discípulos, com coragem, podem confiar em Jesus que venceu este mundo pelo amor. A fé não se confirma pelas manifestações de poder, mas pelas manifestações de amor principalmente entre os pequeninos e fracos. O grande ato de fé é perceber a presença de Jesus entre os pobres e excluídos comunicando-lhes e sustentando-lhes a vida. 
 
Oração


Pai, fica comigo, assim como estiveste com Jesus, e sê meu protetor quando se levantarem contra mim as forças hostis a teu Reino. E que eu seja capaz de vencê-las! 

Fonte:www.paulinas.org.br 

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.