Saber-Literário

Diário Literário Online

Entendendo o porquê de Deus ter mandado matar no Antigo Testamento

Postado por Rilvan Batista de Santana 17/01/2013

Entendendo o porquê de Deus ter mandado matar no Antigo Testamento


Porque em algumas passagens do Antigo Testamento Deus mandava matar homens, mulheres e até crianças? Eu, como pai, costumo abençoar os meus filhos, isso é Bíblico?
Resposta à segunda pergunta: “Abençoar os filhos”.
Os pais devem abençoar os filhos e ensinar-lhes desde a mais tenra idade a respeitar e pedir a bênção. A Sagrada Escritura está cheia de exemplos: “Isaac chamou Jacó e o abençoou”(Gn 28,1); “Labão beijou seus filhos e suas filhas; abençoou-os e retomou o caminho de sua casa.”(Gn 31,55); “Israel abençoou José…”(Gn 48,15), etc..
Quanto ao Deus que mandou matar no Antigo Testamento, este é um assunto que gerou muitas heresias. No século II, Marcião de Sinope (110 – 160 d. C.) pregava um Deus irado do AT e um Deus misericordioso do NT. A seita chamou-se Marcionismo. Marcião foi excomungado em 144 d.C.
Ainda hoje alguns tentam estabelecer diferenças entre o Deus do AT e o do NT.
Deus é sempre o mesmo, sempre imutável, bondoso e misericordioso.
Para se entender certas passagens da Sagrada Escritura, é necessário ver a “CAUSA” ou as consequências delas. Se alguém, de repente, deparar-se com uma pessoa perfurando com uma lâmina a barriga de outra, pode supor que seja um assassino, um ato mau.
Entretanto pode ser um médico que esteja fazendo uma operação de emergência para salvar a pessoa acidentada, não havendo nenhum hospital por perto.
Assim também para se entender as ações de Deus, precisamos primeiro compreender que muitas vezes estamos doentes, à beira da morte e a doença mortal da humanidade, chama-se PECADO.
Se não entendermos o que é o PECADO e as suas consequências, jamais entenderemos certas passagens tanto do Antigo como do Novo Testamento.
Deus sabe muito bem que muitas pessoas, depois de submetidas a diversas exortações, não se corrigem e precisam de uma ação mais dura, um castigo, para que se emendem e não caiam na perdição eterna: o inferno.
Por isso, lendo certas passagens do Antigo Testamento, vê-se que Deus está usando de uma pedagogia compreensível aos homens daquela época.
Exemplo: As pragas que assolaram o Egito. Deus foi paciente e lhes enviou sucessivas exortações, através de Moisés, mas o Faraó permaneceu de coração duro.
Poder-se-ia perguntar: “Por que Deus não puniu só o Faraó?” Acontece que o povo também é corresponsável pelas ações de seu governante. Se Deus punisse somente o Faraó, outro ocuparia seu lugar e tudo continuaria da mesma forma.
As diversas pragas enviadas foram correções sucessivas e progressivas. Por isso está escrito: “porque se os inimigos dos teus servos, e dignos de morte, puniste com tanta circunspecção, dando-lhes tempo e ocasião de se poderem converter da sua malícia, com quanto resguardo não julgaste tu os teus filhos, a cujos pais fizeste boas promessas com juramento e alianças? ” (Sb 12,20-21).
Deus corrigia, dando tempo para eles se emendarem.
Nações inteiras foram exterminadas, pois não adoravam a Deus, mas aos ídolos. No Antigo Testamento as pessoas não estavam devidamente instruídas sobre a vida além da morte. Por isso Deus usava da ‘morte física’, para lhes instruir sobre a ‘morte eterna’.
Se se considerar as diversas espécies de pecado punidos com a morte, ver-se-á que são pecados que hoje se chamam pecados MORTAIS, isto é, que levam à condenação eterna.
Exemplos:

“Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe, será punido de morte.”(Ex 21,17);

“Se alguém trabalhar no dia de sábado será punido de morte”(Ex 31,15);
“Quem blasfemar o nome do Senhor será punido de morte”(Lv 24,16);
“Quem matar um animal, restituirá outro; mas o que matar um homem (pecado mortal) será punido de morte”(Lv 24,21);
“Qualquer homem ou mulher que evocar os espíritos ou fizer adivinhações, será morto”(Lv 20,27);
“Se um homem cometer adultério com uma mulher casada, … o homem e a mulher adúltera serão punidos de morte.”(Lv 20,10);
“Se um homem dormir com outro homem, como se fosse mulher, ambos … serão punidos de morte “(Lv 20,13);
No Novo Testamento, o ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo não é diferente. Com efeito Ele disse: “se teu olho direito te serve de escândalo, arranca-o e lança-o para longe de ti, porque é melhor para ti que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado na Geena. E, se a tua mão direita te serve de escândalo, corta-a, e lança-a para longe de ti; porque é melhor para ti que se perca um dos teus membros do que todo o seu corpo seja lançado na Geena do fogo.”(Mt 5,29-30).

Na mentalidade MATERIALISTA, predominante nos tempos atuais, costuma-se ficar horrorizado com o mal físico, menor, que acontece, e não se preocupar com o pior mal, o MAL MORAL, que lança as pessoas na perdição eterna.

Site: Associação do Apostolado Sagrado Coração de Jesus.
Extraído do blog vocacionados menores. 

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.