Saber-Literário

Diário Literário Online

XEQUE-MATE

Postado por Rilvan Batista de Santana 09/04/2017

XEQUE-MATE
Num tabuleiro
As palavras em desordem espalham-se
Como as peças de um obscuro xadrex
De difícil entendimento,
Para um rompimento.
Com a minha visão turva,
E confusa
Tento juntá-las,
Decifrá-las
Através do dicionário do meu coração.
Olho desesperadamente,
E vou percebendo
Que eu não soube jogar
Não soubemos jogar
Amadores: eu e você
Você e eu.
E assim as palavras
Abortadas,
Não ditas e
Sem os esclarecimentos, enterraram-se
E com elas se foram os segredos
Ricos e salvadores de nós dois.

Fui Rainha,
Foste Rei,
O enigmático xadrex que não foi feito para amadores
Fomos amadores.

Dentro de nós,
Criamos um silêncio pertubador
E Longe um do outro
Não compreendemos,
Que em cada um de nós há um mistério,
Um enigma ,
Uma raiva,uma paz,
Uma alegria, uma tristeza,
Uma dor,um bálsamo;
Enfim,um emaranhado de peças,
Um xadrex,
Um xeque-mate.
Na Torre ficamos aprisionados
Separados por grades, vendas e máscaras.
E como Cavalos teimosos,
Não obdecemos aos sentimentos,
Não saimos do lugar,
Atolamos na esperteza maldosa
Dos peões Capitais,
Que conduziram-nos,
Brincando e zombando
Fazendo os amadores amados perderem-se...
E assim, o orgulho,
O mais perverso Capital,
Se apossou
Nos venceu e nos deu um
Xeque-mate!


Poetisa Lucrécia Rocha
AUTORA: Lucrecia Rocha

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.