Saber-Literário

Diário Literário Online

SAUDADE - Poema de Machado de Assis

Postado por Rilvan Batista de Santana 13/08/2009



Saudade Guarda estes versos que escrevi chorando Como um alívio à minha saudade, Como um dever de meu amor; e quando Houver em ti um eco de saudade, Beija estes versos que escrevi chorando. Único em meio das paixões vulgares, Fui a teus pés queimar minh’alma ansiosa, Como se queima o óleo ante os altares; Tive a paixão indômita e fogosa, Única em meio das paixões vulgares. Cheio de amor, vazio de esperança, Dei para ti os meus primeiros passos; Minha ilusão fez-me, talvez, criança; E pretendi dormir aos teus abraços, Cheio de amor, vazio de esperança. Refugiado à sombra do mistério, Pude cantar meu hino doloroso; E o mundo ouviu o som doce ou funéreo Sem conhecer o coração ansioso, Refugiado à sombra do mistério, Mas eu que posso contra a sorte esquiva? Vejo que em teus olhares de princesa Transluz uma alma ardente e compassiva, Capaz de reanimar minha incerteza; Mas eu que posso contra a sorte esquiva? Como um réu indefeso e abandonado, Fatalidade, curvo-me ao teu gesto; E se a perseguição me tem cansado, Embora, escutarei o teu aresto, Como um réu indefeso e abandonado. Embora fujas aos meus olhos tristes, Minh’alma irá saudosa, enamorada, Acercar-se de ti lá onde existes; Ouvirás minha lira apaixonada, Embora fujas aos meus olhos tristes. Talvez um dia meu amor se extinga, Como fogo de Vestal mal cuidado, Que sem o zelo da Vestal não vinga; Na ausência e no silêncio condenado, Talvez um dia meu amor se extinga. Então não busques reavivar a chama, Evoca apenas a lembrança casta Do fundo amor daquele que não ama; Esta consolação apenas basta; Então não busque reavivar a chama. Guarda estes versos que escrevi chorando, Como um alívio à minha saudade, Como um dever do meu amor; e quando Houver em ti um eco de saudade, Beija estes versos que escrevi chorando.
Machado de Assis - do livro “Crisálidas

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.