Entendendo o porquê de Deus ter mandado matar no Antigo Testamento

Postado por Rilvan Batista de Santana 17/01/13

Entendendo o porquê de Deus ter mandado matar no Antigo Testamento


Porque em algumas passagens do Antigo Testamento Deus mandava matar homens, mulheres e até crianças? Eu, como pai, costumo abençoar os meus filhos, isso é Bíblico?
Resposta à segunda pergunta: “Abençoar os filhos”.
Os pais devem abençoar os filhos e ensinar-lhes desde a mais tenra idade a respeitar e pedir a bênção. A Sagrada Escritura está cheia de exemplos: “Isaac chamou Jacó e o abençoou”(Gn 28,1); “Labão beijou seus filhos e suas filhas; abençoou-os e retomou o caminho de sua casa.”(Gn 31,55); “Israel abençoou José…”(Gn 48,15), etc..
Quanto ao Deus que mandou matar no Antigo Testamento, este é um assunto que gerou muitas heresias. No século II, Marcião de Sinope (110 – 160 d. C.) pregava um Deus irado do AT e um Deus misericordioso do NT. A seita chamou-se Marcionismo. Marcião foi excomungado em 144 d.C.
Ainda hoje alguns tentam estabelecer diferenças entre o Deus do AT e o do NT.
Deus é sempre o mesmo, sempre imutável, bondoso e misericordioso.
Para se entender certas passagens da Sagrada Escritura, é necessário ver a “CAUSA” ou as consequências delas. Se alguém, de repente, deparar-se com uma pessoa perfurando com uma lâmina a barriga de outra, pode supor que seja um assassino, um ato mau.
Entretanto pode ser um médico que esteja fazendo uma operação de emergência para salvar a pessoa acidentada, não havendo nenhum hospital por perto.
Assim também para se entender as ações de Deus, precisamos primeiro compreender que muitas vezes estamos doentes, à beira da morte e a doença mortal da humanidade, chama-se PECADO.
Se não entendermos o que é o PECADO e as suas consequências, jamais entenderemos certas passagens tanto do Antigo como do Novo Testamento.
Deus sabe muito bem que muitas pessoas, depois de submetidas a diversas exortações, não se corrigem e precisam de uma ação mais dura, um castigo, para que se emendem e não caiam na perdição eterna: o inferno.
Por isso, lendo certas passagens do Antigo Testamento, vê-se que Deus está usando de uma pedagogia compreensível aos homens daquela época.
Exemplo: As pragas que assolaram o Egito. Deus foi paciente e lhes enviou sucessivas exortações, através de Moisés, mas o Faraó permaneceu de coração duro.
Poder-se-ia perguntar: “Por que Deus não puniu só o Faraó?” Acontece que o povo também é corresponsável pelas ações de seu governante. Se Deus punisse somente o Faraó, outro ocuparia seu lugar e tudo continuaria da mesma forma.
As diversas pragas enviadas foram correções sucessivas e progressivas. Por isso está escrito: “porque se os inimigos dos teus servos, e dignos de morte, puniste com tanta circunspecção, dando-lhes tempo e ocasião de se poderem converter da sua malícia, com quanto resguardo não julgaste tu os teus filhos, a cujos pais fizeste boas promessas com juramento e alianças? ” (Sb 12,20-21).
Deus corrigia, dando tempo para eles se emendarem.
Nações inteiras foram exterminadas, pois não adoravam a Deus, mas aos ídolos. No Antigo Testamento as pessoas não estavam devidamente instruídas sobre a vida além da morte. Por isso Deus usava da ‘morte física’, para lhes instruir sobre a ‘morte eterna’.
Se se considerar as diversas espécies de pecado punidos com a morte, ver-se-á que são pecados que hoje se chamam pecados MORTAIS, isto é, que levam à condenação eterna.
Exemplos:

“Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe, será punido de morte.”(Ex 21,17);

“Se alguém trabalhar no dia de sábado será punido de morte”(Ex 31,15);
“Quem blasfemar o nome do Senhor será punido de morte”(Lv 24,16);
“Quem matar um animal, restituirá outro; mas o que matar um homem (pecado mortal) será punido de morte”(Lv 24,21);
“Qualquer homem ou mulher que evocar os espíritos ou fizer adivinhações, será morto”(Lv 20,27);
“Se um homem cometer adultério com uma mulher casada, … o homem e a mulher adúltera serão punidos de morte.”(Lv 20,10);
“Se um homem dormir com outro homem, como se fosse mulher, ambos … serão punidos de morte “(Lv 20,13);
No Novo Testamento, o ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo não é diferente. Com efeito Ele disse: “se teu olho direito te serve de escândalo, arranca-o e lança-o para longe de ti, porque é melhor para ti que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado na Geena. E, se a tua mão direita te serve de escândalo, corta-a, e lança-a para longe de ti; porque é melhor para ti que se perca um dos teus membros do que todo o seu corpo seja lançado na Geena do fogo.”(Mt 5,29-30).

Na mentalidade MATERIALISTA, predominante nos tempos atuais, costuma-se ficar horrorizado com o mal físico, menor, que acontece, e não se preocupar com o pior mal, o MAL MORAL, que lança as pessoas na perdição eterna.

Site: Associação do Apostolado Sagrado Coração de Jesus.
Extraído do blog vocacionados menores. 

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

BLOGS PREFERIDOS

Jornal Eletrônico

Loading...

Reportagem

Loading...
Loading...

SPORT NEWS

Loading...

jogos on-line

jogos on-line
Google

Sites de Serviço

INSS

PENSAMENTO DO DIA

Loading...

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Informações Literárias

Loading...

Contos, Crônicas e Romances Postados

Romances

Romances
Autor: Rilvan Batista de Santana

Antologias (participação)

Antologias (participação)
Rilvan Batista de Santana Editoras: Scortecci (SP), Guemanisse Teresópolis (RJ) e ALL PRINT (SP).

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Perfil

Perfil
Administrador

rilvan.santana@yahoo.com.br

rilvan.santana@yahoo.com.br
Carregando...

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

Estatística

Olhe a hora!!!

PARCERIAS







Casa do Editor

Bookess

Oncosul

GAPO

GAPO

Seguidores

Atenção, Senhores membros!

Atenção, Senhores membros!

Eglê

Eglê
Co-administradora

Expedita

Expedita
Colaboradora

J. Paula

J. Paula
Colaborador

A. Cabral

A. Cabral
Co-adminintrador

CULTURA

Livros - Recanto das Letras

Livros - Recanto das Letras
Tecnologia do Blogger.